Requisito fundamental para todas as Tias Educadoras e o conhecimento dos alunos a quem ensina. As idéias que as seguem contribuem para esse fim.
1. NOME E SOBRENOME
Reúna os participantes em circulo dando o seu nome, seguido de um adjetivo que principie com a primeira letra do nome e que de alguma forma descreva sua pessoa (por exemplo, Fernando feliz, Bruno Bonito, etc.) A pessoa ao lado repete o nome e sobrenome das primeiras pessoas e acrescenta o dela. A atividade prossegue ao redor do circulo com cada pessoa tentando lembrar o nome e sobrenome daquelas que a antecedem, para depois acrescentar o seu próprio.
2. BINGO DOS NOMES
Material necessário: canetas, copias do quadro elaborado, prêmios (balas).
Procedimento: prepare um quadro conforme o modelo.
IIII
Entregue a cada participante uma copia do quadro onde ele deve coletar assinaturas, uma em cada quadrado(se o grupo tiver menos de 24 participantes, podem repetir assinaturas). De um sinal inicial e explique aos participantes que devem colher assinaturas dos outros membros do grupo. O objetivo e promover maior contato entre os integrantes do grupo. Completada as 24 assinaturas, todos devem se assentar. Depois, comece a chamar os nomes dos integrantes do grupo, a criança chamada deve ficar em pé para ser identificado pelos demais, e pode falar um pouco de sua vida. Todos os que colheram a assinatura daquela criança deve marcar um X no respectivo quadrado. Uem primeiro conseguir preencher cinco quadrados alinhados na horizontal, vertical ou diagonal, recebe um premio.
O MAL SUCEDIDO
Material necessário: grãos de feijão, um copo para cada participante, premio.
Procedimento: cada participante recebera um copo com cinco ou mais grãos de feijão. Determine por sorteio a criança que iniciara a brincadeira. Ela vai falar algo que nunca fez ou não aconteceu com ela, mas acredita que quase todos já fizeram,(exemplo: Eu nunca fiquei de recuperação em Matemática.) Cada criança que já passou por essa experiência tira um feijão do copo, a brincadeira termina quando uma só pessoa tenha feijão em seu copo.
3. SOLETRANDO
Material necessário: folhas de sulfite dividida em quatro partes, uma letra deve ser escrita em cada parte da folha soletrando a palavra chave daquela aula.
Procedimento: cada time recebe um jogo de folha e as repassa aos seus membros, um de cada grupo e escolhido como o secretario para anotar as palavras formadas pelo time. Dado o sinal os grupos deverão formas varias palavras usando o jogo de palavras, se sugere que cada letra das palavras formadas vala 1 ponto. Depois de um tempo determinado pela Tia, os pontes devem ser contados e o grupo que formar a palavra chave da aula, ganha um ponto maior(exemplo 20 pontos).
4. NA SUA OPINIÃO
Uma forma simples mas muito eficaz de começar a aula, e deixar uma frase, versículo da semana, ou uma palavra chave, escrita em um cartaz bem colorido exposto na sala. Quando as crianças entrarem na sala certamente vão ler o que esta escrito e refletirão sobre aquilo, a tia dever [a dar inicio a aula e antes de contara a historia devera dar uma folha pra cada um, onde eles escreverão o que ele pensou em relação a frase, assim quando todos terminarem a tia terá um bom material para iniciar a historia.
5. QUEM É QUEM
Pode ser utilizado como captação de uma aula sobre um assunto em que aquele personagem tenha participação marcante.
A tia iniciara a aula dizendo as crianças que deverão identificar o personagem bíblico, através das perguntas que faraó a tia. As pergunta feitas devem apresentar conteúdos que permitam apenas dois tipos de respostas, sim ou não.
Ganha a brincadeira o grupo ou a criança que adivinhar o personagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário